Notícias

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Heute bin ich ... :)

"Com que então caiu na asneira
De fazer na quinta-feira
Vinte e seis anos! Que tolo!
Ainda se os desfizesse...
Mas fazê-los não parece
De quem tem muito miolo!

Não sei quem foi que me disse
Que fez a mesma tolice
Aqui o ano passado...
Agora o que vem, aposto,
Como lhe tomou o gosto,
Que faz o mesmo? Coitado!

Não faça tal: porque os anos
Que nos trazem? Desenganos
Que fazem a gente velho:
Faça outra coisa: que em suma
Não fazer coisa nenhuma,
Também lhe não aconselho.

Mas anos, não caia nessa!
Olhe que a gente começa
Às vezes por brincadeira,
Mas depois se se habitua,
Já não tem vontade sua,
E fá-los queira ou não queira!"

João de Deus

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O Natal Suíço

A Época Natalícia Suíça começa com o Advento. Este é celebrado a partir do quarto Domingo antes da Noite de Consoada (este ano, no dia 30 de Novembro). Tradicionalmente é uma época em que as pessoas se preparam para a vinda do Menino Jesus. Na época do Advento são tradicionais o Calendário de Advento; no qual todos os dias é aberta um nova janelinha/porta que contém uma cena natalícia; e a Coroa de Natal decorada com 4 velas sendo cada uma delas acesa em cada um dos Domingos que precedem a Noite de Consoada.


No dia 5 de Dezembro, os cantões católicos celebram o "Samichlaus", o patrono das crianças. Ou Pai Natal :) que deixa prendas nas botas/sapatinhos das crianças na noite do dia 5/12 sendo estas: clementinas, amendoins e chocolates/bolos/bolachas.

A Noite de Consoada é uma noite dedicada à família. Tradicionalmente, é quando a árvore de Natal é decorada em conjunto por toda a família, sendo os presentes dados pelo Christkind/Le petit Jésus/Gesu Bambino/Menino Jesus e não pelo Pai Natal.
E claro, o jantar tradicional de Natal é: Fondue de Queijo acompanhado de um bom vinho branco :D ... daí o dito suíço

"Fondu isch guet und git e gueti Lune"

(fondue é bom e dá boa disposição) ... porque será O:) .... hihih ;)

domingo, 2 de novembro de 2008

Sugestão de Visita: Schloss Laufen am Rheinfall


No norte do País, perto da fronteira com a Alemanha situam-se as maiores cataratas da Europa. Mas atenção que são as maiores cataratas no que diz respeito a volume de água e não em largura/altura ;) convém ter isto em mente para que não se apanhe uma decepção quando se vêm as cataratas pela primeira vez.

É um sitio que convém visitar só quando está bom tempo. Pode-se chegar lá quer de comboio quer de carro. Pode-se aproveitar ainda a visitar a vizinha cidade antiga de Schaffhausen e ver as muralhas, casas pintadas com a história das famílias que por lá passaram ou ainda dar um passeio de barco pelo Reno.

Para além das cataratas em si, Rheinfall tem um castelo que foi convertido parcialmente em guest-house e restaurante. E que convém visitar desde que se tenha fôlego suficiente para saltitar pelas escadas que percorrem o monte até lá acima :)

Existem ainda parques e vários restaurantes aonde as pessoas podem relaxar, apreciar a paisagem e ainda fazer um piquenique. E quem não gosta de muita gente e confusão, então é melhor aparecer por lá num dia de semana e não no fim de semana. Para além das pessoas locais que aproveitam o bom tempo para ir passear a Rheinfall, existem sempre vários turistas e excursões por lá.

Para mais informações: clique