Notícias

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Novos Designs :D

O que uma pessoa encontra pela net quando está a fazer uma pausa no trabalho :)

Estão a olhar para um novo design de sanitas que promovem o exercício dos músculos das costas e baixo ventre! oO ...Enfim, pergunto-me se a moda vai pegar :) A avaliar pelos comentários daqui dá a ideia que não, lol :D

terça-feira, 28 de abril de 2009

A gripe suína e a Suiça

Segundo o relatório de hoje do Gabinete Federal de Saúde Pública (BAG), a Organização Mundial da Saúde (OMS) descreve a actual situação como sendo uma situação de"emergência de saúde pública de preocupação internacional" e aumentou o nível de alerta de pandemia de Fase 3 para Fase 4. Isto significa que foram identificados casos de focos de transmissão limitada e localizada entre humanos.

Até agora não existem casos confirmados de pessoas com esta gripe no país, no entanto, 5 pessoas (dos cantões de Aargau, Berna, Genebra e Zurique) estão sob suspeita de estarem infectadas.


Segundo a Comissão Europeia, através do Centro Europeu de Prevenção e Controle
(ECDC), existem hoje três situações de risco no mundo. São elas:

1. Risco de Epidemia em larga escala: no México
2. Surtos confirmados de Epidemia: Canadá e E.U.A.
3. Casos suspeitos sob investigação, sem transmissão local: Europa e Suíça.

Hoje recebi na empresa uma newsletter do Departamento Cantonal de Medicina no Trabalho a aconselhar-nos a evitar tanto quanto possível viajar para as zonas afectadas ou então caso isso não seja possível, a aconselhar-nos a ficar em casa/trabalhar de casa nos 5 dias após a nossa chegada de uma das zonas afectadas (tempo que demoram os primeiros sintomas a aparecer).

Deixaram-nos ainda os seguintes links/contactos para acompanharmos o evoluir da situação:


- Número de Urgência Nacional: ++41 (0)31 322 21 00
- Inforamção sobre os diversos tipos de gripe: www.bag.admin.ch/influenza/
- Informação sobre o que fazer/como reagir em caso de uma pandemia: www.pandemia.ch
- Centro Europeu de Prevenção e Contrôle de Doenças (ECDC): ecdc.europa.eu/en/
- Organização Mundial de Saúde (OMS):
www.who.int/fr/index.html e
www.who.int/csr/disease/swineflu/en/index.html

1 de Maio

Este ano calha numa Sexta-Feira :D mas infelizmente no cantão onde trabalho não é considerado como feriado. -_- Os feriados cantonais variam e em Aargau (cantão de maioria católica) não há 1 de Maio para ninguém *sniff*. No entanto, a minha empresa dá-nos a possibilidade de escolher entre trabalhar no 1 de Maio ou no 11 de Junho (feriado cantonal). Este ano dá-me muito mais jeito não trabarhar no 1. de Maio, heh :D

Para quem quiser ver a lista dos feriados por cantão/município Clicky. Pena que este ano a maioria deles calha em fins-de-semana. Bolas :D

segunda-feira, 27 de abril de 2009

A neve de Primavera


Hobbies: decorar potinhos :)


Gosto imenso de Sansevierias (ou linguas-da-sogra/espadas-de-são-jorge) porque são plantinhas que não precisam de grandes cuidados. Precisam de um pouco de luz e água de quando em quando e já está. Elas lá crescem todas contentes e bonitas :D São ainda plantas que se podem ter nos quartos-de-dormir, uma vez que de noite elas transformam o dióxido-de-carbono em oxigénio.

Estes dois potitos das imagens estavam um pouco feios .. potes transparentes em que foi utilizada terra, meh :) por isso, em vez de comprar outros potes, aproveitei por ver se os conseguia melhorar ... e eis o resultado obtido com um tubo de cola, dois mats de bambu e 8 floritas de papel prensado :) Ficou-me tudo por 22 chf/pote .. podia ter comprado potinhos novos por esse preço, mas por outro lado não tinha o "custom made by moi", heh :D

domingo, 26 de abril de 2009

FAQ: Permits para pessoas da EU

Actualmente, para trabalhar na Suíça, um cidadão da EU necessita de uma das seguintes permissões de residência:


. Autorização de Residência de Curto Prazo L: são emitidos para aqueles que têm contratos de trabalho por um período inferior a 12 meses e a pessoas não-activas, como por exemplo, os estudantes e os reformados.


. Autorização de Residência Permanente B: são emitidos para aqueles que têm contratos de trabalho por um período > 1 ano. As autorizações de Residência B têm a duração de 5 anos.


.Autorização de Residência Permanente C: são emitidos para aqueles que vivem na Suíça há mais de 5 anos. Esta autorização de residência pode ser renovada a cada 5 anos indefinidamente.


Perguntas/Respostas Frequentes:


P. Posso entrar no país sem um visto?
R. Sim

P. Posso mudar de emprego livremente?
R. Sim

P. Posso trabalhar por conta própria?
R. Sim.

P. A minha esposa/marido/filhos/outros dependentes estão autorizados a vir comigo?
R. Sim.

P. A minha esposa/marido pode também procurar trabalho na Suíça independentemente da sua nacionalidade?
R. Sim, desde que a união do casal seja oficial (casamento, parceria civil).

P. Posso mudar-me para a Suíça sem ter contrato de trabalho e procurar emprego depois de me mudar?
R. Sim. São-lhes concedidos até 6 meses para encontrarem um emprego.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Weeeh ... tempos de monções

Não temos uma época de monções, mas quase que parece!! De Abril a Junho é costume estar sol e calor durante o dia. Mas chegando à noitinha lá estão as nuvens todas carregaditas de águinha que descarregam pelo meio de raios e coriscos ;)

Por isso, essencial nestes meses é o nosso velho amigo guarda-chuva :D ... ou boleia do "Ambrósio", kofffff ... marido, queria eu dizer ... hihih ;)

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Bolinho :D



Não tenho grande jeito para fazer doces. Os que faço ficam sempre muito/pouco cozidos/doces ... mas este bolinho de chocolate e laranja que fiz na Páscoa saíu montes de bom :D Estava leve, fofinho e muito gostoso :) E claro, estava tão bom que não demorou muito hihih :D

A receita é muito simples:


6 ovos,
200g de farinha,
200g de açúcar,
200g de manteiga,
sumo e rapas de uma laranja,
1 saqueta de fermento em pó,
1 cálice de Grand Marnier
200g de chocolate (eu usei o chocolate preto com laranja da Lindt. Era o único tipo que tinha por casa, por isso teve que servir :) )

. derrete-se o chocolate com a manteiga em banho-maria;
. bate-se o açúcar com as gemas de ovo até o creme estar esbranquiçado;
. junta-se a farinha, o fermento, as raspas e o sumo de laranja
. e no fim junta-se o creme de chocolate e manteiga e bate-se tudo muito bem.

Batem-se as claras em castelo e incorporam-se gentilmente na massa do bolo. E por fim, o bolito vai ao forno durante uns 40-45 mins a 180C.

Et voilà :D

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Frufus???? ;D

hehe :)



Alguém ainda se comporta como uma criança quando vê patinhos O:) Ainda me lembro da minha cara de espanto quando cá cheguei e vi patinhos por tudo quanto era lado. E patinhos que se aproximavam das pessoas com absolutamente medo nenhum. Desde então, sempro que tenho oportunidade vou "alarvar patinhos" e dou um salto aos lagos/rios aqui à volta. O que é um bom exercício para a minha forma de bombom suíço, kofff ;D

domingo, 12 de abril de 2009

Hoje :)


Boa Páscoa!!



... e mini-férias, sim porque por cá a Sexta-Feira Santa e a Segunda-Feira de Páscoa são feriados :) Felizmente o tempo está cada vez mais solarengo e já dá vontade de ir lá para fora. Consegui apanhar uma das minhas gatitas quando ela estava toda contente a investigar os narcisos. Tão fofa :D

quarta-feira, 1 de abril de 2009

O que cai das árvores?

Não, não é dinheiro. Nada como os suíços para descobrirem a árvore do esparguete :D Este é um velho clássico do 1 de Abril que na minha opinião nunca está fora de moda :)