Notícias

sexta-feira, 21 de março de 2008

A Páscoa Suíça

Na Suíça a Páscoa é acompanhada por 2 feriados nacionais, a Sexta-Feira Santa e a Segunda-Feira de Páscoa. Para além dos tradicionais ovos e coelhos de Páscoa é por esta altura confeccionado também um bolo suíço denominado Osterfladen. Cada cantão tem também a sua própria tradição. Eis algumas:

- nos cantões Aargau/Zurique: em Aargau, existe uma caça aos ovos de Páscoa por parte das crianças. Normalmente, uma família esconde os ovos em vários sítios da casa/jardim/etc que mais tarde são "caçados" pelas membros mais novos da família. Em Zurique, existe o Zwanzgerle. Cada criança tem um cesto de ovos e desafiam os adultos a partirem os ovos com uma moeda de 20 cêntimos. Se falham, a criança fica com a moeda, se não falham, os adultos ficam com o ovo.

- Em Genebra: as fontes são decoradas com flores e ovos. Uma antiga tradição que celebra o retorno da água às fontes quando a neve começa a derreter.

- Em Valais: algumas povoações partilham queijo, pão e vinho.

- Em Berna: existem um jogo tradicional de Páscoa. O Knütteln.

- Em Zug: existe um mercado na Segunda-Feira de Páscoa com produtos típicos da ocasião.



Receita do Osterfladen:

Para a massa:
300g de farinha, 200g açúcar, 160g manteiga/margarina, 1 ovo, 1 gema de ovo,
sumo de 1 limão e sal qb.

Para o recheio:
50g de farinha de sêmola, 4dl de leite, 30g de manteiga, 50g de açúcar, 50g de farinha de amêndoas, 3 claras de ovo, 1 colher de chá de fermento em pó, 50g de sultanas, raspas da casca de 1 limão

Confecção:
Comece pela massa e misture todos os ingredientes até obter uma massa leve e suave. Deixe a massa a descansar durante 30 mins no frigorífico. Passado esse tempo, estenda a massa e coloque-a numa forma de apróximadamente 24cm de diâmetro.

A seguir faça o recheio. Leve a cozer em lume brando a farinha de sêmola, o leite, a manteiga, o açúcar e a farinha de amêndoa. Depois de cozido, deixe o recheio arrefecer. Entretanto, batas as claras em castelo (em conjunto com o fermento em pó). Quando estiverem bem firmes, junte-lhes as sultanas e as raspas de limão. Finalmente, junte ao recheio quando este estiver frio e coloque este preparado na forma.

Vai ao forno durante 20 a 30 mins. a uma temperatura de 220 graus.

Sem comentários: