Notícias

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

O Natal Suíço

A Época Natalícia Suíça começa com o Advento. Este é celebrado a partir do quarto Domingo antes da Noite de Consoada (este ano, no dia 30 de Novembro). Tradicionalmente é uma época em que as pessoas se preparam para a vinda do Menino Jesus. Na época do Advento são tradicionais o Calendário de Advento; no qual todos os dias é aberta um nova janelinha/porta que contém uma cena natalícia; e a Coroa de Natal decorada com 4 velas sendo cada uma delas acesa em cada um dos Domingos que precedem a Noite de Consoada.


No dia 5 de Dezembro, os cantões católicos celebram o "Samichlaus", o patrono das crianças. Ou Pai Natal :) que deixa prendas nas botas/sapatinhos das crianças na noite do dia 5/12 sendo estas: clementinas, amendoins e chocolates/bolos/bolachas.

A Noite de Consoada é uma noite dedicada à família. Tradicionalmente, é quando a árvore de Natal é decorada em conjunto por toda a família, sendo os presentes dados pelo Christkind/Le petit Jésus/Gesu Bambino/Menino Jesus e não pelo Pai Natal.
E claro, o jantar tradicional de Natal é: Fondue de Queijo acompanhado de um bom vinho branco :D ... daí o dito suíço

"Fondu isch guet und git e gueti Lune"

(fondue é bom e dá boa disposição) ... porque será O:) .... hihih ;)

1 comentário:

Anónimo disse...

O Pai Natal suiço,chega cedo e ainda vem de saco vazio! Cada terra tem seu uso e cada roca tem seu fuso.
Todas as tradições devem ser mantidas e ensinadas,porque nisso há algo que teve algum sentido para cada povo.............
No entanto cá o nosso Rei Bacalhau ainda merece bem a coroa .
Festeja os dois ,tudo é bom.
Beijinhos mãe