Notícias

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Preços e Custos de Vida: A Habitação

Quando se aluga/compra uma casa/apartamento há que ter em conta os seguintes factores:

. a procura de casa/apartamento para alugar deve incidir principalmente naqueles em que a renda seja inferior ou igual a um terço do salário total mensal do agregado familiar. Acima disso, dificilmente um senhorio será convencido a alugar o imóvel.

. as rendas de casa não são deduzidas nos impostos.

. quem compra um apartamento/casa vai ter de pagar anualmente mais um imposto que é calculado com base no valor de arrendamento anual do mesmo (mesmo quando o imóvel é utilizado para uso próprio).

. quem compra um apartamento/casa necessita de ter no mínimo 20% do valor total de compra para que os bancos lhe emprestem o resto.

. é comum quando se aluga um apartamento/casa dar como entrada uma caução que equivale a uma ou duas rendas.

. dependendo do contracto de arrendamento é necessário avisar o senhorio com até 3 meses de antecedência quando se pretende sair.

. quando se aluga um imóvel é feita uma inspecção ao apartamento/casa por parte do arrendatário. Nesta inspecção convém que sejam apontados todos os defeitos (por mais pequenos que sejam) que o imóvel tem (por exemplo: riscos no chão/parede; marcas de móveis; tomadas/torneiras que não funcionem; aparelhos de cozinha com falta de utensílios e/ou que funcionem mal; etc). Isto porque uma inspecção similar é feita pelo senhorio quando saímos do apartamento/casa. Normalmente eles são muito igorosos e aproveitam sempre que podem para tirar da caução tudo o que estiver diferente da descrição de como o apartamento/casa foi entregue.

. quando se entrega um apartamento/casa é comum (caso haja a possibilidade em termos monetários) de contractar uma empresa de limpeza para limpar o apartamento/casa e envernizar o chão (se fôr preciso). É claro que podemos sempre fazê-lo nós próprios, mas a vantagem de uma empreza de limpeza é que esta garante o serviço e volta ao apartamento/casa quantas vezes forem necessárias até que o senhorio considere o apartamento/casa limpo.

. aqui não existem as mesmas designações de apartamentos/casas como em Portugal. Temos então como exemplo:

. apartamento T1: 1 quarto, sala/cozinha, quarto-de-banho -> é chamado de studio ou 2.5

. apartamento/casa T2: 2 quartos, sala/cozinha, quarto-de-banho -> é chamado de 3.5

. apartamento/casa T3: 3 quartos, sala/cozinha, 1 ou 2 quartos-de-banho -> é chamado de 4.5

Básicamente, cada quarto conta como um cômodo e a sala conta como 1.5.

Em termos de rendas, estas rondam desde os 800 chf por um estúdio nos confins do nada em lotes enormes de apartamentos até apróximadamente 2000 chf por um estúdio no centro de cidades como Zurique ou Genebra. Em cidades mais pequenas é comum encontrar rendas que rondem os 1500 chf por um T2 e 2000 chf por um T3.

. Até há uns anos atrás, todos os cidadão europeus detentores do Permit B tinham de morar necessáriamente no cantão em que trabalhavam. Hoje em dia, depois dos últimos acordos bilaterais entre a Suíça e a União Europeia tal não é mais necessário.

2 comentários:

Sonhos Milka disse...

O nome falha-me a memória mas fizemos um seguro que custa 200 CHF no primeiro ano e cento e poucos francos no segundo que paga a caução ou meses de entrada da casa.

Realmente são muito organizados e meticulosos quanto a condição do apartamento mas ainda bem pois dá gosto entrar num apartamento bem cuidado e limpo.

É complicado arranjar apartamento com permis L (autorização de curta duração). Por vezes são muitas pessoas interessadas no mesmo. A nossa renda inclui também água e aquecimento. Talvez sejam todos assim :)

Tópico interessante! Obrigado por o colocarem.

Sonhos Milka

aurora disse...

Sim, chamam-se nebenkosten :) e costumam incluir a água, luz, aquecimento, taxas de televisão/rádio e dependendo de onde moramos, de lixo também.

Quanto ao Permit, eu nunca tive grandes problemas visto que já me mudei para cá tendo um contracto de trabalho assinado e a minha empresa tratou de todos os trâmites legais para além de nos ter ajudado a encontrar um apartamento. É claro que com a ajuda deles foi mais fácil do que se tivéssemos procurado sozinhos.

Obrigada pelos comentários. São sempre bem vindos :)