Notícias

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Roupa Suja: O manual de lavagem Suíço

Existem algumas regras/costumes que são necessárias cumprir/saber quando se vive num bloco de apartamentos para quem quer evitar alguns problemas com a vizinhança.

Aqui, os apartamentos são normalmente alugados com a cozinha toda equipada, ou seja, as cozinhas têm normalmente um frigorífico com um pequeno congelador, um fogão eléctrico, forno e opcionalmente uma máquina de lavar loiça. De notar que por cá não existem fogões a gás como também não existem máquinas de lavar roupa dentro dos apartamentos. Existem máquinas de lavar roupa comunitárias para o prédio inteiro que normalmente estão numa lavandaria na cave de cada prédio. É comum haver um horário repartido entre todos os apartamentos para lavar a roupa. Dependendo do número de apartamentos chega-se a ter de lavar a roupa só de duas em duas semanas.

Existem alguns "problemas" no que diz respeito ao lavar a roupa e por isso muita gente acaba por decidir comprar uma máquina de lavar pequena que pode ser posta por exemplo num quarto-de-banho. Eis alguns exemplos:

. não se pode lavar roupa aos domingos. Mesmo que se tente e se explique aos vizinhos que infelizmente quem trabalha todos os dias a 100% não tem tempo às vezes de lavar a roupa durante a semana, não adianta. Há quem chegue ao ponto do nos tirar a roupa da máquina a meio da lavangem ou de desligar a corrente eléctrica na lavandaria. Idiótico a meu ver, mas acontece.

. existem apartamentos aonde não existe um horário de lavagem. Aí reina uma perfeita balbúrdia -_-

. depois de lavar toda a roupa há que limpar a máquina. Todo e qualquer resíduo de detergente tem de ser limpo da gaveta da máquina e o filtro tem também que ser retirado da máquina, limpo e lavado. Quem não faz isto vai com certeza ter ou uma visita de um vizinho prestativo que o vai ensinar ou então uma surpresa não muito simpática de um outro vizinho que seja um pouco menos prestativo, mas mais imaginativo :)


. uma queixa muito comum de quem trabalha e está fora de casa o dia inteiro é a seguinte: não há nada como pormos a nossa roupa a lavar de manhã (no nosso dia de lavagem) antes de irmos para o trabalho e ao fim da tarde quando voltamos reparamos que a nossa roupa foi retirada da máquina e uma outra pessoa está a lavar roupa e que não vai acabar tão cedo. E o mais hilariante é que quando confrontamos a dita pessoa e lhe perguntamos o porquê, ouvimos respostas do género: "eu tenho filhos e preciso mais da máquina do que vocês!" ou então "se vocês não põem roupa a lavar durante o dia é problema vosso. Como não põem, ponho eu!" ... é verdade que volta e meia existem emergências e se nos vêm pedir para pôr uma ou duas máquinas de roupa a lavar no nosso dia não há óbviamente grandes problemas.

Mas enfim ... digamos que em termos de lavagem de roupa suja os suíços chegam a perder um pouco do civismo pelo qual são conhecidos ;-)

4 comentários:

Anónimo disse...

Ora aí está um problema que nunca pensaria que existisse. Ter dia marcado para lavar a minha roupa.Já no tempo das nossas avós ,embora não houvesse máquinas de lavar roupa ,mas sim tanques publicos ,nunca eram marcados dias para tal labuta.E se as famílias eram numerosas!...Isto dá-se devido à mentalidade local que a mulher so deve trabalhar e tratar dos filhos. Quando a mulher suiça pretender a sua independência como toda a mulher europeia,aí as lavandarias comunitárias deixarão de existir,para bem de todos.

Mãe .beijinhos

Sonhos Milka disse...

É uma questão de habituação.

Há quem tenha máquinas de lavar roupa em casa e há lavandarias automáticas na rua como se vê nos filmes americanos :)

Em Portugal também é o 8 ou o 80. Já ouvi vizinhos por lá a lavar roupa ou a aspirar as 2 da manhã... Cada panca!

No nosso prédio em Lausanne temos apenas 7 apartamentos e uma concierge que tem os horários organizados.

O nosso horário é das 5 às 9 da noite às quartas feiras. Máquina de lavar, estendais e na sala ao lado uma máquina de secar industrial que desliga automaticamente após as 22 horas. Silêncio é fundamental por aqui!

O que mais me surpreendeu foi o cartão magnético pré-pago necessário para meter a máquina a funcionar :)

Abraços

Sonhos Milka

aurora disse...

Tinha-me esquecido dos cartões magnéticos das máquinas :) onde vivi era necessáraio o cartão, mas não pré-pagamentos. Quanto ao resto, sim é uma questão de hábito, mas também de sorte com os vizinhos.

Depois das 22h há que fazer pouco barulho uma vez que é a lei e que os vizinhos não têm nenhum problema em chamar a polícia, mas exemplos de abusos de parte a parte infelizmente não faltam.

Bypassone disse...

Eu devo ser um privilegiado: no meu prédio há uma coisa ultra-super-hiper moderna chamada... lista de lavagem. Consiste numa folhinha com todos os dias do mês (e respectivo dia da semana atrás), cada um deles dividido em 3 períodos: 8-12 / 12-18 / 18-22. Quem quer lavar escreve o nome (com alguma antecedência) no respectivo período. O sistema das 2 semanas (e 3 dias seguidos por apartamento) não agradava a ninguém, por isso uma vizinha inventou este. Já pra cá vieram uns novos, que começaram logo a reclamar e até se queixaram do sistema ao Hauswart (porteiro). Mas ele disse que, se todos fazíamos assim há bastante tempo, ele não se ia meter nisso. Aqui lava-se aos domingos, feriados e até -que ódio- sem escrever o nome na lista. Quando isso acontece e eu já estou à porta da lavandaria, adivinhem... Pois é, escrevo o meu nome, vou à máquina, tiro a roupa e deixo-a em cima da centrifugadora. Até hoje, ninguém veio cá reclamar. Se calhar porque sabem a resposta que levam "és organizado só pró que queres? vai lá aprender a escrever o nome!"