Notícias

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Um pouco de história Suíça no feminino

1886 - Houve uma Petição pelo direito ao voto por parte das mulheres suíças em Zurique que ficou em "águas-de-bacalhau".

1893 - A Associação de Mulheres Trabalhadoras Suíças exige o direito ao voto, mas mais uma vez não tiveram resultado.

1904 - O Partido Social-Democrata da Suíça integra ma sua plataforma, o direito ao voto por parte das mulheres.

1909 - Várias associações regionais formam a Associação Suíça para o direito ao voto por parte das mulheres e que invoca todos os aspectos da igualdade de direitos para as mulheres.

1918 - Após a I Guerra Mundial, é feita uma greve geral na qual uma das principais reivindicações é o direito ao voto por parte das mulheres.

1919 - O Parlamento Suíço decide aceitar o direito ao voto das mulheres. No entanto, nada é feito até uns anos (largos) mais tarde.

1919-1921 - São feito vários referendos cantonais nos quais o direito ao voto por parte das mulheres é rejeitado. (cantões de Genebra, Neuchâtel, Basel, Zurique, Glarus e St. Gallen).

1920-1929 - Uma parte das mulheres suíças decide criar uma Associação Conservadora das Mulheres que defende a divisão do trabalho entre homens e mulheres. Segundo esta: "As mulheres devem tomar conta do lar".

1929 - É feita uma nova petição para o direito ao voto das mulheres por parte do Partido Social Democrata e de várias associações de trabalhadoras suíças que infelizmente não dá em nada.

1929-1939 - Com a crise económica mundial, as mulheres tornam-se na sua maioria "donas de casa".

1939-1945 - na Segunda Guerra Mundial, a maioria da população masculina é necessária no exército (durante vários meses/ano), o que deixa as mulheres no leme da economia suíça.

1951 - É feito um referendo relativo ao voto das mulheres para o governo federal que é rejeitado em todos os cantões.

1957 - o governo da Suíça teme um ataque comunista e prepara-se para a possibilidade de ataques aéreos. Bunkers pessoais e comunitários começam a aparecer como cogumelos. As mulheres têm então como serviço obrigatório o de serem "guardiãs anti-aérias". As associações de mulheres começaram novamente a protestar e a exigir o direito ao voto, o que leva o governo finalmente a dar-lhes ouvidos.

1959 - A maioria dos homens suíços vota novamente em desfavor do direito ao voto das mulheres num referendo nacional.

1971 - Finalmente, em fevereiro 1971, as mulheres adquirem o direito ao voto federal

1984 - É eleita a primeira mulher para o governo suíço.

2004 - É feito um Referendo sobre uma lei que visa introduzir uma licença de maternidade paga. Até 2004 as mulheres tinham direito a uma licença de maternidade (desde 1945) não remunerada. A remuneração da licença de maternidade ficava a cargo da consciência de cada patrão. Quem queria pagava e quem não queria não pagava e nada havia a fazer.


E hoje? Ainda existem disparidades salariais entre homens e mulheres. Para o mesmo tipo de trabalho e tendo as mesmas qualificações profissionais uma mulher é sempre contratado por um salário inferior. E ainda existe uma forte mentalidade conservadora numa boa parte de população feminina.

Sem comentários: