Notícias

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O Sistema Escolar

Do Sistema Escolar suíço fazem parte:

- a Pré-Escola/Jardim de Infância (não obrigatório): normalmente frequentada a partir dos 4 aos 6 anos. A partir dos 4 anos a Pré-Escola é pública e as crianças frequentam o Jardim de Infância que se situa mais perto de casa. Para idades inferiores a 4 anos os pais das crianças têm de recorrer ou a jardins de infância privados, e/ou a amas, e/ou a playgroups. No entanto, existem alguns cantões que disponibilizam jardins de infância para bebés e crianças até aos 4 anos para famílias em que o rendimento familiar é baixo e se torna vital que os dois pais trabalhem ou para famílias de mães/pais solteiros.


- O Ensino Obrigatório: O Ensino Obrigatório engloba 9 anos de Escola Primária+Escola Secundária e é de graça. Aqui também, as crianças frequentam as escolas que se situam mais perto de casa. O Ano escolar começa sempre (dependendo dos cantões) entre meio de Agosto/meio de Setembro. As escolas organizam também periódicamente check-ups médicos aos alunos.


. A Escola Primária: As crianças frequentam a Escola Primária a partir dos 6 anos. Existe e é esperada uma grande participação por parte dos pais na vida escolar das crianças. Em alguns cantões as escolas têm programas de actividades extracurriculares fora de aulas para as crianças cujos pais trabalham nas horas em que elas não têm aulas.


. O Ensino Secundário: que dura 3 anos. Durante este período os alunos têm à disposição pessoas da Associação Suíça de orientação profissional para os ajudarem a decidir qual o rumo que querem seguir.

- Depois dos 9 anos de ensino obrigatório, os adolescentes passam para a segunda parte do Ensino Secundário. Este nível é dividido em dois ramos e tem uma duração de 2 a 4 anos.

. o de Educação Geral: para os estudantes das escolas de Matura (que mais tarde pretendem seguir um curso universitário).

. o de Educação Vocacional: para os estudantes que seguem uma via profissional.


Para mais informações/dúvidas:

http://www.educa.ch
http://www.aupair.ch
http://www.svb-asosp.ch
http://www.pro-juventute.ch/
http://www.schule-elternhaus.ch
http://www.profamilia.ch

--edit--04/03/2009

Em termos de gastos ... o ensino obrigatório é de graça e os alunos estudam com livros fornecidos pelas escolas. Os Jardins de Infância privados são normalmente bastante caros e rondam mensalidades de 1500 chf para além de filas-de-espera enormes. Os jardins de infância públicos são muito escassos e as filas de espera ainda são maiores. Quanto aos cursos Universitários, estes tb são pagos e na grande maioria das vezes são os próprios estudantes e não os pais que os pagam. Os miúdos aqui são educados de forma a serem bastante independentes e é comum arranjarem um emprego em part-time para poderem (ou poderem ajudar a) pagar os estudos.

Quanto a actividades extra-curriculares como por exemplo aulas de música/dança/artes marciais/etc. os preços variam e podem ir desdes os 30 chf/hora até aos 80 chf/hora.

As escolas tentam ensinar os miúdos um pouco de auto-suficiência. Existe ainda, uma vez por ano, o dia "da menina estudante". É o dia em que as meninas acompanham os pais até aos respectivos trabalhos para verem como é o seu dia-a-dia. Por uma questão de cultura, a sociedade suíça ainda hoje é muito conservadora e patriarcal no que diz respeito ao papel das mulheres. Uma grande parte das mulheres estudam e escolhem profissões mais "tipicas de mulheres" e se calham de casar e ter filhos optam na grande maioria dos casos por parar de exercer a profissão. Daí o dia da "menina estudante". Foi uma iniciativa do governo/escolas para incentivar as jovens estudantes a alargar o seu leque de opções. Veêm-se muito poucas mulheres em cursos superiores e destes ainda são mais raras as que frequentam cursos de áreas tecnológicas e/ou científicas.


Há ainda outra coisa que é prática comum por cá. Existem 3 tipos de escolas:

. As escolas para os alunos que são muito bons/acima da média e cujas notas estão sempre no nível máximo. Estas escolas aproveitam que os alunos são bons e puxam mais por eles. Ou seja, ensinam-lhes o programa oficial e todos os extras que conseguem.

. As escolas para os alunos mëdios. Ou seja, para aqueles que "vão passando a tudo" e que até não são maus alunos, mas que também não são excepcionais. A estes alunos é ensinado o todo programa oficial, mas sem extras.

. As escolas para os maus alunos que por uma razão ou por outra não conseguem ter notas suficientes para "ir passando a tudo". Há por exemplo quem não tenha interesse em estudar para além do ensino obrigatório. Por outro lado também há quem tenha extremos problemas de comportamento (sim, há alunos que são transferidos para estas escolas pq estão a prejudicar a(s) classe(s) onde préviamente se encontravam). Estas escolas ensinam também os programas oficiais, mas de uma foram bastante simplificados.

2 comentários:

Sonhos Milka disse...

Obrigado Swiss Café! Tópicos como este são importantes! Por aqui há muita contra-informação, principalmente se perguntarmos a emigrantes. Cada um tem uma versão!

Um aspecto que gosto daqui das escolas é ensinarem tarefas do dia a dia aos rapazes como: aprender a cozinhar e a costurar :)

Sonhos Milka

aurora disse...

update