Notícias

quarta-feira, 2 de abril de 2008

e os Suiços?

"e os Suiços? Sao simpáticos? Saem? Há cafes para se ir tomar um cafezinho? e a cerveja?"

Resolvi criar um post para responder a estas perguntas :)


1. Os Suíços são simpáticos?

Esta pergunta dá pano para mangas. Mas resumindo um pouco são um povo com virtudes e defeitos como qualquer outro. Há pessoas más, boas, simpáticas e antipáticas. Há racistas, xenófobos, homicidas, estupradores, etc. Como também há pessoas justas e sinceras para quem um amigo é como um irmão e por quem eles fazem tudo o que podem quando é preciso. Pessoas que ainda valorizam a palavra dada. Pessoas que ainda fazem acordos de boca e não pensam nem por um minuto que o acordo não vai ser cumprido por ambas as partes. São em geral um povo muito educado, cordial e reservado. São pessoas que valorizam muito a sua privacidade e a privacidade alheia. A maioria da população fala inglês, para além da lingua local da região (alemão, francês, italiano ou romanche) e não perdem a oportunidade para o treinar com os turistas que apanham pela frente. É uma situação muito comum nas zonas turisticas do país e não nas zonas mais rurais. Aí, o turista perdido pode ter algumas dificuldades a não ser que fale uma das línguas do país.

Dependendo do background (e perdoem-me o uso do inglês, mas no momento não me lembro do equivalente em português .. aliás, uma das razões da criação deste blog) de cada um de nós (e leia-se emigrantes em geral, não só os portugueses), os suíços aparecem sob ângulos diferentes. Para alguns, eles são pessoas frias, distantes e aborrecidas. E porquê? Porque por exemplo se aborrecem quando lhes aparecemos à porta de casa sem os termos avisado pelo menos com alguma antecedência. Este tipo de comportamento é perfeitamente natural para algumas culturas enquanto que na cultura suíça é um comportamento que é considerado rude.

A bagagem cultural que cada um de nós traz quando emigra e mesmo quando passa férias num determinado país, influência a forma como olhamos para a cultura e o povo desse país. É preciso ter isso sempre em mente para evitar ideias pré-concebidas e muitas vezes erradas :)



2. Os Suíços saem?

Sim e não. Depende muito do que se entende por "sair". As pessoas saem à noite sim, mas depende muito de aonde é que estamos a falar e de quem estamos a falar. Há muitos eventos culturais em todo o lado e para os quais há sempre gente interessada em participar. Se estamos a falar do " sair à noite todos os dias para tomar café depois de jantar" a resposta é não, ou pelo menos não acho. Mas lá está, eu moro na parte alemã onde o hábito de "tomar café" não existe. Agora acredito que na parte francesa e/ou italiana exista. E depois existem os clubes/discotecas que são como em qualquer outro lado.

É claro que tirando a sexta e sábado à noite quem andar na rua a pé ou de carro a partir das 21h já não vê ninguém. Quem trabalha (suíços) está na cama por volta das 22h e está a pé por volta das 6h. É que chegar ao trabalho às 9h da manhã é considerado como sendo tarde e o máximo que os suíços aceitam antes de nos pôrem uma label de "ahhh pois, não são suíços!" :)



3. Há cafés?

Na parte alemã há mais bares do que cafés. Alguns deles são típicamente ingleses/irlandeses. Na parte francesa existem cafés sim. E uma outra coisa que só se vêr por lá: pastelarias portuguesas :D Na parte alemã e italiana (do pouco que conheço) ainda só encontrei o que eles chamam de casas-de-chá que se assemelham aos nossos cafés/pastelarias.



4. E a cerveja?

Bem, os meus amigos suíços só compram cerveja Sagres. Acho que está tudo dito :)

5 comentários:

Anónimo disse...

Está a ficar cada vez melhor o teu Blog! Parabéns... todos os dias venho cá espreitar ;-)
Força continua!!!!!
Sogrinha

Anónimo disse...

Observadora como sempre,boa reportagem que espelha a cultura em poucas linhas do pequeno ,rico e multicultural país que te acolheu.
Parabéns....

Tina

Anónimo disse...

ai ai ai a menina preguiçosa!Nao tem postado nada no blog ... Vamos lá falar desse país de maravilha: Vantagens de se viver na Suiça, (alem do ordenado, claro)e desvantagens... em quê é melhor viver em Portugal.
Beijinhos da sogrinha

aurora disse...

Hehe :)

Não tenho tempo para manter um blog diário :) Mas sim, eventualmente vou falar sobre mais coisas.

bjocas

Anónimo disse...

Pois... Embora não trabalhe no estrangeiro, tenho o mesmo problema com a língua portuguesa!

Uma ajuda q acho útil:
http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=22780
Onde se pode ler:
«Por ser um termo de difícil tradução numa só palavra, em português, é muitas vezes usado como estrangeirismo, sendo de salientar que background consta de alguns dicionários de língua portuguesa, como o da Porto Editora e o Dicionário Houaiss. O da Academia das Ciências de Lisboa, porém, propõe apenas duas traduções para a palavra, para as quais nos remete: pano de fundo e formação de base.»